Blog
Como Avaliar na Pandemia?
- 17 de janeiro de 2021
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Coordenador Pedagógico Diretor Professores
As escolas estão se adaptando a nova realidade. Em tempos de pandemia, todas as instituições estão tentando através de “erros e acertos”, identificar qual a melhor prática pedagógica mais eficaz neste novo cenário.
Alguns alunos se adaptaram muito bem (principalmente aqueles com foco, concentração e hábito de estudo), outros estão tendo muitas dificuldades com o Ensino Remoto. Não conseguiram se adaptando a nova modalidade de ensino.
Na escola, os alunos não foram preparados tecnologicamente. Não dominam as ferramentas digitais, mesmo usando celular diariamente.
Diante de tantas dificuldades, como avaliar os alunos e realmente identificar se houve aprendizagem ou não?
No âmbito das escolas ocorrem as avaliações somativas e formativas.
Avaliação diagnóstica para identificar o “desenvolvimento em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades que se procurou desenvolver com as atividades pedagógicas não presenciais e construir um programa de recuperação, caso necessário, para que todas as crianças possam desenvolver, de forma plena, o que é esperado de cada uma ao fim de seu respectivo ano letivo”.
Diante deste panorama, cito algumas dicas de avaliações que as escolas podem adotar e acredito que conseguirá alcançar seus objetivos:
- Provas no Classroom (teste),
- Projetos de pesquisas e elaboração de relatórios.
- NENHUM TRABALHO EM GRUPO, somente individual.
- Assistir um filme ou documentário e fazer um resumo
- Seminário: apresentação online – Google Meet.
- Gravar mini vídeos explicando o conteúdo.
- Envio de exercícios e trabalhos.
- Estabelecer pontos para a entrega das atividades do PET
- Montar um portfólio das atividades.
Redes de ensino nos exames de conclusão do ano letivo de 2020, de modo a evitar o aumento da reprovação e o abandono escolar.
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação