Blog
Maria Tecla Artemisia Montessori
- 11 de fevereiro de 2021
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Coordenador Pedagógico Diretor Professores
Maria Tecla Artemisia Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga italiana.
Maria Montessori (1870-1952) foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do “Método Montessori” que revolucionou o ensino na educação infantil. … Era uma mulher de caráter enérgico
Nascimento: 31 de agosto de 1870, Chiaravalle, norte da Itália
Morte: 6 de maio de 1952 (81 anos); Noordwijk aan Zee, Países Baixos
Filho: Seu pai, Alessandro Montessori, era oficial do Ministério das Finanças, trabalhando na época numa fábrica de tabaco estatal. Sua mãe, Renilde Stoppani, era bem educada para a época.
- Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora.
- 1896: Indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, terceira mulheres a formar-se em medicina na Itália.
- Fugindo do preconceito da sociedade da época, de uma mulher exercer a profissão de médica, foi assistente na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma.
- Aos 28 anos, em 1898, começou a visitar um hospício em Roma e contemplou, horrorizada, como os pequenos internados naquela instituição eram tratados de forma absolutamente desumana, praticamente como animais. Alguns romanos iam ao local para atirar comida para as crianças, como faziam com animais do zoológico.
Vestidas com aventais sujos e esfarrapados, deixadas à própria sorte, essas crianças eram chamadas de “retardadas”, “deficientes” ou simplesmente “idiotas”. Entre elas estavam crianças com deficiência mental, epilépticas, cegas, surdas e autistas, que eram vistas como incuráveis.
Foi aí que defendeu no Congresso Médico Nacional, em Turim, a tese de que a principal causa do atraso no aprendizado de crianças especiais era por falta de estímulo para o desenvolvimento adequado.
- Projetou seu revolucionário sistema educacional para ajudar crianças confinadas em hospícios, crianças presas em reformatórios, as crianças mais pobres e desfavorecidas.
- Buscando se especializar, formou-se em Pedagogia e participou da Liga para a Educação de Crianças com Retardo, sendo nomeada codiretora de uma escola especializada.
- Maria Montessori resolveu se dedicar integralmente à Educação.
- Em 1904, passou a lecionar na Escola de Pedagogia da Universidade de Roma, onde ficou até 1908.
- Em 1907: aplicou pela primeira vez seu método completo, o “Método Montessori”, quando foi, abriu no bairro pobre de San Lorenzo, em Roma, sua primeira “Casa dei Bambini” (Casa das Crianças).
- “Método Montessori”: um sistema educacional baseado na formação integral do jovem. “Educar para a Vida” foi o seu lema.
Um método baseado em confiar nas crianças.
- Seu método, que respeita a individualidade e as necessidades de cada criança, partindo do princípio da liberdade com responsabilidade, compreensão e respeito, revolucionou a forma de educar.
- Os pequenos, disse Maria Montessori, não devem ser perseguidos, forçados ou dirigidos. Nem recompensados, nem punidos, nem mesmo corrigidos. Devem ser respeitados e, sem interferência, liberados em um ambiente em que tudo (espaço, móveis, objetos) esteja sob medida.
- A partir de então, Maria Montessori passou a viajar pelo mundo, ministrando cursos e palestras sobre seu método.
- Em 1912, Maria Montessori foi para os Estados Unidos, para lecionar em Nova Iorque e em Los Angeles.
- Em 1916 esteve em Barcelona e em 1920 lecionou em Londres.
- Em 1922 foi nomeada Inspetora do governo nas Escolas da Itália. Porém, com a ascensão do regime fascista de Mussolini, várias escolas especializadas no Método Montessori foram fechadas, e em 1934 a educadora decidiu deixar seu país.
- Em 1936, trabalhando na Espanha, mais uma vez foi obrigada a fugir, quando explodiu a Guerra Civil Espanhola. Permaneceu na Holanda durante algum tempo, mas em 1939 foi para a Índia onde lecionou durante sete anos.
- Em 1946 voltou para seu país e, em 1947, com 76 anos, Maria Montessori falou para a UNESCO sobre “Educação e Paz”.
- Foi indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, mas nunca ganhou… Acredita-se que seja pelo seu envolvimento com o regime fascista de Mussolini.
- Morte: Maria Montessori faleceu na cidade de Noordwijk, na Holanda, no dia 6 de maio de 1952. Seu legado ficou sob a responsabilidade de seu filho Mário Montessori.
- Hoje temos mais de 65 mil escolas montessorianas.
- Um fato interessante é que os criadores da Amazon (Jeff Bezos), Google (Sergey Brin e Larry Page) e Wikipedia (Jimmy Wales), que hoje são multimilionários, estudaram em escolas que seguem o método Montessori. No entanto, a ideia de Maria Montessori não era essa.
Frases de Maria Montessori
- Ela chegou à conclusão de que a educação deve ser uma técnica de amor e respeito. “A criança é uma fonte de amor: quando você a toca, você toca o amor”, disse.
- A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.
- As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos á educar para a paz.
- A primeira coisa que um ser humano deveria aprender é a diferença entre o bem e o mal, e jamais confundir o primeiro com a inércia e passividade.
- Nenhum problema social é tão universal quanto a opressão da criança.
- Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo.
- Para nós, as crianças revelaram que disciplina é resultado somente de um desenvolvimento completo, do funcionamento mental auxiliado pela atividade manual.
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação