Blog
O que se aprende na Educação Infantil
- 17 de fevereiro de 2021
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Alunos Coordenador Pedagógico Escola de Pais Pais Professores
QUAL É A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
É nesta fase (0 a 5 anos) que as crianças desenvolvem habilidades e conexões cognitivas que irão carregar para o resto de suas vidas.
Neste período de pandemia, muitas crianças estão na frente da televisão ou outro dispositivo móvel, “quietas” ao invés de desenvolver os aspectos sociais, neurológicos, cognitivos e de movimento:
- Interações Sociais: Relacionando com os colegas terá que disputar um brinquedo, passará por frustações e resolverá seus conflitos, formando seu caráter e personalidade.
- Necessidades Neurológicas: Não estimular o cérebro nessa fase significam sérios danos que podem perdurar por toda a vida.
- Necessidades Cognitivas: Nos primeiros 5 anos de vida oportunidade para a criança estruturar os pilares mentais que lhe permitirão ler, escrever e aprender todo tipo de conteúdos no futuro. Falhas educacionais nesse período da vida se tornam cumulativas e levam a atrasos cognitivos cujos impactos serão percebidos apenas anos depois, quando pode ser tarde demais.
- Necessidade de movimento: Atividades físicas são restringidas, como tem ocorrido nesses dias de quarentena. Essa é a fase mais relevante e crítica para o desenvolvimento cerebral e o de movimento. Por isso, o fato de que hoje muitas famílias necessitam estar trancadas em pequenos apartamentos com seus bebês e crianças pequenas, sem espaço e condições adequadas para a expressão do movimento, deve ser motivo de reflexões e tomada de atitude.
O QUE OS PAIS DEVEM FAZER PARA AMENIZAR OS DANOS?
- Não infantilize seu filho (a);
- RETIRE: fraldas, chupetas e mamadeiras até 2 anos e meio;
- Organizar atividades ao ar livre com as crianças;
- Solicitar sua ajuda em atividades domésticas, como: arrumar seu quarto, guardar brinquedos, ajudar a fazer um bolo, etc.
- Brincar com jogos de tabuleiros;
- Ler todos os dias;
- Estipular apenas 1 hora por dia para televisores e aparelhos eletrônicos (se possível, nem permita esse manuseio – criança não precisa de celular).
O QUE SE APRENDE NOS ANOS INICIAIS?
Nessa etapa, a criança desenvolve habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar.
Em relação aos conteúdos, a criança aprende:
- Domínio da língua falada e escrita,
- Princípios matemáticos,
- Noção de espaço e tempo,
- Princípios científicos,
- Além dos conteúdos previstos nas disciplinas, há conteúdos transversais, como educação ambiental e noções de saúde, que são trabalhados para a criança adquirir noções de cidadania.
- A aprendizagem deve ocorrer em um contexto lúdico de aprendizado, estimulando o seu pensamento criativo, crítico e lógico.
- Além de ter um convívio com a arte e a cultura.
Além disso, é nessa etapa que ocorre a alfabetização dos alunos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2° ano.
O QUE ALGUMAS ESCOLAS TEM FEITO?
Em tempos de pandemia e preocupados com a situação das crianças, algumas escolas tem oferecido o serviço de maneira domiciliar, ou seja, o professor vai 3 vezes na semana na casa de seu aluno e:
- Desenvolve algumas atividades com a criança;
- Orienta os pais e cuidadores dessa criança;
- Orienta a criança (e responsáveis) de maneira online.
No vídeo abaixo explico em detalhes cada tópico:
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação