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Jogo: Bingo Ortográfico
- 18 de março de 2021
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Coordenador Pedagógico Professores
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Todo o início de ano, os professores de Língua Portuguesa ficam apavorados com o nível dos seus alunos…
Como eles escrevem mal… O que fazer?
Aqui apresento uma atividade que REALMENTE funciona.
É um trabalho semanal de uma determinada dificuldade ortográfica e sua culminância é com o “Bingo ortográfico.”
Os alunos amam e aprendem brincando!
Explico em detalhes essa dinâmica no vídeo abaixo.
Como trabalhar uma dificuldade ortográfica durante a semana?
- Trazendo notícias e identificando as palavras (dificuldade ortográfica) da semana.
- Fazendo FICHAS das palavras e colando-as na parede da sala.
- Lendo essas fichas todos os dias.
- Fazer produção de texto com o máximo de palavras possíveis (das fichas coladas na sala).
- Procurar no dicionário o significado dessas palavras.
- Separar as palavras em sílabas e escrever sua tonicidade (monossílaba – dissílaba – polissílaba).
- E outras atividades que queira!
Ao final da semana (ou do trabalho realizado), para verificar se houve fixação da dificuldade ortográfica, o professor realiza o “Bingo ortográfico”.
Escala das Dificuldades Ortográficas
DE NATUREZA AUDITIVA:
- R brando: buraco – ferida – perigo…
- Dígrafo NH: ninho – linha –unha…
- Dígrafo LH: palha – bilhete – folha…
- Dígrafo CH: chave –chefe – lanche…
- Palavras terminadas em ÃO: limão – pão – anão…
- Dígrafo QU: quilo – cinquenta – leque…
- Letra dobrada RR: carro – barro – morro…
- Letra dobrada SS: missa – pássaro – massa…
- Encontro consonantal BR: braço – brinco – Brasil…
- Encontro consonantal CR: lucro – cravo – cruz…
- Encontro consonantal DR: pedra – quadrado – quadro…
- Encontro consonantal GR: grude – grilo – grito…
- Encontro consonantal FR: fraco – frio – fruta…
- Encontro consonantal PR: prato – prova – prêmio…
- Encontro consonantal VR: livro – palavra – escrava…
- Encontro consonantal TR: trigo – trapo – trevo…
- Encontro consonantal CL: clara – clube – clima…
- Encontro consonantal PL: planta – pluma – plena…
- R médio: carta – farda – argola – arma…
- S médio: costura – escola – espiga – leste…
DE NATUREZA VISUAL:
- H mudo: há – hotel – hóspede – horta…
- Z final: dez – nariz – giz – voz…
- Palavras com G: geleia – gemada – giz…
- L intermediário: alto – alma – altar…
- Palavras com J: berinjela – canjica – jiboia…
- M antes de P e B: campo – bomba – tempo…
- M final: nuvem – boletim – pudim…
- Z médio: buzina – dizer – trazer…
- Palavras com Ç: vidraça – alça – calça…
- L final: papel – pastel – mal…
- Palavras com SC: piscina – nasce – cresce…
- Oxítonas acentuadas (terminadas em á – ó – é): fé – pó – rés – três – dê – vê…
- Palavras terminadas em U e I: tatu – caqui – ali – tutu – quati…
- U e I formando hiato: Itaú – viúva…
- X com som de CH: caixa – encaixa – enxada…
- X com som de Z: enxame – êxito…
- X com som de S: excelente – excursão…
- X com som de KS: fixar – maxilar – táxi…
- X com som de SS: auxiliar – máximo…
- Forma preferencial para grafar certas palavras: aéreo – anteprojeto – despencar – mexerica – seringa – crânio – esquisito…
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação
Author:Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação, Professora, Coordenadora Pedagógica, escritora de peças de teatro infantil e Diretora de Ensino.
Com três filhos lindos!!!! :)
Muito amor pela vida e feliz!!!!!!