Blog
O que é Estudos Independentes?
- 22 de março de 2022
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Coordenador Pedagógico Diretor Professores
Como preencher no Regimento escolar sobre os Estudos Independes?
Neste vídeo explico em detalhes sobre os Estudos Independentes:
Segue o modelo abaixo:
III – estudos independentes de recuperação, após o encerramento do ano letivo, com avaliação a ser aplicada antes do encerramento ano escolar, quando as estratégias de intervenção pedagógica previstas nos incisos I e II não tiverem sido suficientes para atender às necessidades mínimas de aprendizagem do aluno.
Parágrafo único – Os estudos independentes de recuperação a serem desenvolvidos com os alunos antes do encerramento do ano escolar deverão contemplar apenas os temas ou tópicos em que o aluno não apresentou domínio necessário à continuidade do percurso escolar, o que deverá ser informado ao aluno antes da aplicação.
Art. 166 – Ao final do ano letivo, serão anulados os resultados obtidos em cada componente curricular em que o aluno não alcançou o mínimo de aproveitamento para promoção, sendo avaliado nos estudos independentes de recuperação, no período após o término do ano letivo.
- 1º – A avaliação de estudos independentes de recuperação terá o valor de 100(cem) pontos, assim distribuídos: 70(setenta) pontos para avaliação escrita e 30(trinta) pontos para outras atividades.
- 2º – Será considerado aprovado o aluno que obtiver 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribuídos à avaliação, sendo registrado o resultados obtido.
- 3º – Caso o aluno consiga nota inferior nos estudos independentes de recuperação será mantida a nota anterior.
- 4º – Todo o processo e recursos utilizados nas diferentes oportunidades de aprendizagem deverão ser registrados no Diário Digital(DED).
Art. 167 – Os alunos que não comparecerem a avaliação dos estudos independentes de recuperação terão mantidos os resultados obtidos durante o ano, salvo em casos justificados tendo os mesmos, vinte e quatro horas para apresentar a referida justificativa.
Parágrafo único – Caso os alunos tenham conseguindo mais de 40% do aproveitamento anual poderão ser aprovados na(s) disciplina(s), após análise do Conselho de Classe.
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação