Blog
Rumo ao sucesso
- 6 de junho de 2018
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Alunos Diretor Escola de Pais Professores
Rumo ao sucesso
Perceberam que existem pessoas que tem tanta “sorte”, são felizes, realizadas, formaram em alguma faculdade e tem um bom emprego. Parece que tudo lhe dá certo, enquanto outras… Coitados! Tão “azarados”, parece que nada dá certo. Por que isso acontece? Existe algum motivo que justifique isso?
Sim. Existe! Foi observado que todas as pessoas que tem “sorte” e as que têm “azar” apresentam o mesmo comportamento. Assim, podemos definir o perfil de uma pessoa bem sucedida e de pessoas fracassadas.
As pessoas bem sucedidas não tem apenas sorte, elas fazem acontecer sua sorte, isso é bem diferente. Como desejo que todos sejam bem sucedidos, vamos conhecer apenas suas características:
PERSISTÊNCIA: A persistência é o que separa os bons dos medíocres. Observe o Sistema Educacional Brasileiro. Sua preocupação é formar alunos e não estudantes. Parece a mesma coisa, mas não é. O aluno está preocupado em matar aula, torce para que o professor falte, dorme durante as aulas, finge que copia a matéria e tira fotos da lousa ou do caderno do colega. O estudante, ao contrário, gosta de ampliar seus conhecimentos, se irrita com a ausência do professor, copia a matéria e faz revisão do conteúdo em casa, assim o estudante tem mais chances de ter mais oportunidades na vida, porque se dedicou e se esforçou muito mais.
DISCIPLINA PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS: O planejamento e a organização é a chave do sucesso. Se você esquematiza as matérias, sua rotina, seus afazeres e segue com disciplina, não irá acumular atividades, e, consequentemente, não se sentirá frustrada. Organize seus estudos e sua vida.
POSTURA ADEQUADA – ATITUDE: Se você busca ser um “estudante” é preciso tomar atitudes que corresponda como tal. Dedique seu tempo: prestando atenção às aulas e marcando as partes mais importantes do texto com marca-texto. Em casa, releia e escreva tudo o que você entendeu. Mentalize seus planos e pense no bem maior que você irá alcançar com toda essa dedicação.
GUARDE SEUS PLANOS E PROJETOS: Não espalhe aos sete ventos os seus projetos e planos, tem sempre uma pessoa que irá querer desanimá-lo ou desmotivá-lo. Se inspire em Thomas Edison que não desanimou e tentou 111 vezes até conseguir criar a luz elétrica. Imagine se ele tivesse espalhado sua ideia, haveria um amigo que na 3ª tentativa iria desestimulá-lo e estaríamos vivendo na escuridão até hoje.
VALORIZE SEU TEMPO: Foi comprovado que o uso do Facebook por mais de uma hora ao dia, emburrece as pessoas. Ninguém está pedindo para você abandonar as redes sociais, o importante é estipular um tempo mínimo, não permitindo que você perca o foco de seus objetivos.
Seguindo essa trilha de valores e atitudes, devem ter percebido que essas pessoas não têm “sorte” e sim muito trabalho, empenho e dedicação ao longo de sua vida, com o intuito de alcançar suas metas e objetivos.
É fácil? Não. Mas, o retorno é gratificante!
Você é aquilo que você quiser ser. Te desejo muito sucesso e “sorte”!
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista em Educação