Blog
Passo a passo para abrir um Hotelzinho Infantil (ou Espaço Recreativo)
- 1 de agosto de 2020
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Diretor Escola de Pais Professores
Para montar um hotelzinho infantil é necessário ter um espaço de pelo menos 150 m² e é recomendado fazer um curso de recreação infantil para se preparar.
O investimento inicial para esse negócio fica na faixa dos R$ 70 mil Reais, mas é possível começar com menos.
Vamos ao passo a passo para abrir este tipo de negócio:
- Gostar de crianças: Parece óbvio, mas não é! – Pense como os pais. Se você tivesse um filho, o que esperaria de um Hotelzinho?
- Plano de negócios: Indispensável… No plano de negócios você irá planejar a sua empresa (quais idades atender? Quantas crianças? Leis? Investimento? Mobília? Etc.).
- Escolha o local: A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo.
Enquanto faz o planejamento para abrir uma creche, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para abrir uma creche é próximo de bairros residenciais, em ruas principais e avenidas, ou até mesmo próximo de centros comerciais.
- Estrutura e equipamentos: Que espaço preciso ter?
- Recepção
- Direção e Serviços Administrativos
- Berçário
- Sala de convívio
- Sala de Atividades
- Sala de Refeições
- Instalações Sanitárias
- Parquinho e quadra
- Serviços de Lavanderia
- Cozinha
- Apoio (exemplo: enfermaria)
Os equipamentos necessários para abrir um Hotelzinho são:
- Balcão para atendimento
- Móveis e equipamentos para o refeitório apropriados para crianças pequenas;
- Cadeiras e mesas escolares, armários e estantes, de acordo com o dimensionamento das instalações;
- Estantes, mesas, cadeiras, livros infantis e equipamentos para a sala;
- Jogos e brinquedos pedagógicos, softwares educativos e material didático;
- TV e aparelho de DVD ou blu ray;
- Higienizadores de mamadeiras;
- Esterilizadores e umidificadores de ar;
- Berços, colchões e colchonetes;
- Equipamentos para cozinha;
- Equipamentos, móveis e utensílios para a secretaria.
- Mesas e cadeiras apropriadas
- Escada: portãozinho
- Móveis adaptados
- Janelas com tela ou grades
Não esqueça que são necessários equipamentos para escritório, como telefone, impressora, máquina de cartão, armários e gaveteiros para dinheiro, entre outros.
- Divulgação e Propaganda:
A divulgação da creche é de extrema importância para o seu negócio. Utilize:
Método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados.
Outdoors
Divulgação online: Facebook e Instagram (selecione seu público alvo).
A qualidade do atendimento e cuidado com as crianças também é muito importante. Um bom atendimento é o ponto decisivo que fará com que as famílias deixem suas crianças ali, além do mais trabalhar com o público demanda simpatia e dedicação.
Ofereça sempre o seu melhor serviço para fidelizar seu cliente.
- Legislação: por ser com crianças é muito rigorosa.
Precisa tirar o Alvará da prefeitura e do Corpo de Bombeiro.
- Documentação necessária – procure um contador ou advogado tributarista
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
- Custo e Valores: Quanto cobrar? Os preços devem ser acessíveis (compatível com a renda de sua clientela) e, quanto mais tempo o pequeno hóspede ficar no hotel, mais barata é a hora. Sugestão de planos de check-in:
- Uma é por hora – R$ 30,00;
- De manhã e à tarde – R$ 100,00;
- Até 12 horas – R$ 180,00;
- Diária completa com pernoite (24 horas) custa R$ 240,00.
- Alimentação e cozinha: Botijão de gás para fora da cozinha, em uma “casinha” de alvenaria e fechada com uma porta e cadeado, para que as crianças não tenham acesso.
Na cozinha será proibido o acesso de outra pessoa que não seja a cozinheira (fazer um portão).
Nutricionista: fechar um pacote com uma nutricionista. Ela fornecerá o cardápio mensal, fará reunião com os pais e funcionários.
Dê preferência aos alimentos saudáveis, como: picolés naturais, biscoitos integrais e sucos de polpa. Independente das horas de permanência da criança, todas devem ter acesso gratuito a frutas e água.
DICAS:
- Aceita crianças com babá
- Ofereça cursos de amamentação para gestantes ou para mães de crianças pequenas.
- Receba hóspedes com idades entre seis meses e 12 anos – ofereça reforço escolar se tiver espaço.
- Encaminhe fotos e vídeos no WhatsApp dos pais constantemente.
- Funcione 24 horas.
Te desejo muito sucesso!
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista em Educação
Excelente! Com certeza deu para clarear as ideias e focar em pontos importantes. Obrigada!
Que bom! Obrigada!
Olá! Estou à disposição sempre!!!
Que bom que pude ajudá-la!
Fico feliz!!!!
Olá!!!
Que bom!!!! 🙂
Olá querida Ana Maria,
Gostei muito e com certeza será muito útil para meu recomeço.
Conto com a seu apoio na minha longa caminhada….
Forte abraço
Cissa
Olá!!! Obrigada pelas palavras…
Fico feliz por você!!!
OLá!!!
Que bom que estou te ajudando de alguma forma!!! 🙂