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Como conquistar novas MATRÍCULAS em tempos de pandemia?
- 5 de janeiro de 2021
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Coordenador Pedagógico Diretor
Em períodos de pandemia (ou não), janeiro é o mês que muitas escolas fazem de tudo para conquistar novos clientes. Mas, será que estão fazendo o correto ou morrendo na praia?
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que devemos “lutar” para manter os nossos clientes, pois um pai insatisfeito leva muitos pais para outra escola, enquanto que um pai satisfeito traz para sua escola um ou dois clientes.
Considerando todos os esforços para manter os clientes, vamos as dicas para conquistar novos clientes:
- Atendimento prioritário: a primeira impressão é a que fica! Como diz o ditado, a pessoa que receberá os pais deve ser acolhedor, confiável, competente e atencioso. Ter disponibilidade para ouvir as angústias do cliente, seja reclamando da antiga escola ou da insegurança em deixar seu filho na escola. Mas, não se esqueça da ética! Jamais fale mal de outra Instituição de Ensino.
- Atendimento financeiro: o diretor financeiro deve estar alinhado com o profissional que apresentou a escola, pois justificará os valores da mensalidade da Escola de acordo com o seu diferencial. Lembrando que o valor deve ser compatível com espaço físico e tudo que a Escola oferece.
Deve ser um bom ouvinte e ter argumentos para convencer o cliente a fechar o negócio, além de conceder descontos possíveis com sua planilha de gastos.
- Cumprir o que promete: a equipe pedagógica e todos os profissionais da Escola devem estar afinados. Os pais costumam fazer a mesma pergunta para a Secretária, Coordenador Pedagógico, para o Diretor e ainda para o Professor… É uma maneira de testá-los e ver se estão falando a “mesma língua”. Quando a resposta é a mesma, os pais se sentem seguros em relação à Escola e costumam deixar seus filhos mais tranquilamente.
É importante ressaltar que, todas as promessas feitas quando o cliente conheceu a Escola, devem ser cumpridas ao longo do ano letivo!
- Solicitar o feedback dos pais: fique atento as insatisfações do seu cliente. Dificilmente um pai irá à sala do Diretor e fazer alguma reclamação. Normalmente, os pais ficam no corredor reclamando entre eles. Para não ser surpreendido com a saída de muitos alunos de uma sala, faça um “Google Formulário” e encaminhe aos seus clientes. Pergunte se estão insatisfeitos com alguma coisa e peça sugestões de melhoria!
- Compreensão neste momento: estamos em um período de pandemia e precisamos nos solidarizar e sermos empáticos neste momento. Muitos clientes perderam o emprego e solicitam flexibilizar o pagamento das mensalidades sem juros ou ainda solicitam descontos. O diretor financeiro deve refazer as contas e ajudá-los na maneira do possível!
- Invista em Tecnologia: em tempos de pandemia tudo se tornou digital, as Escolas devem se atualizar e acompanhar essa tendência. Para isso, invista em tecnologia:
- Contrate um profissional competente para fazer o Marketing da sua escola.
- Arrume o Instagram e o site de sua Escola com um profissional da área.
- Treine o pessoal do atendimento para fazê-lo digitalmente e através de vídeo conferência.
- Treine a equipe financeira para a prática de negociação.
- Faça um vídeo com um “Tour pela Instituição” – encaminhe aos pais e poste em suas Redes Sociais.
- Faça um banco de e-mails de pais e encaminhe o “Google Formulário” – pergunte sobre: a Instituição, o que os pais esperam da Escola e solicite sugestões de melhoria.
- Realize a pré-matrícula online e encaminhe por e-mail os boletos de cobrança das mensalidades.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação