Blog
As palavras convencem… Os exemplos arrastam…
- 9 de julho de 2019
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Diretor Escola de Pais Professores
Lembro-me quando escutei a frase “As palavras convencem, e os exemplos arrastam” pela primeira vez… Não tinha dimensão de sua grandiosidade!
Quando escutei esta frase ainda crianças, não imaginei o impacto que ela causaria na vida de uma pessoa.
Com o passar dos tempos, tive meus filhos e meus alunos e percebi que podemos “morrer” de tanto orientar e falar nas cabeças dessas crianças e adolescentes, mas o que realmente fica impregnado em sua alma são os exemplos que damos ao longo de nossa caminhada familiar e escolar.
Escuto pais me dizendo: “O que faço com meu filho?”
Essa frase me apavora, afinal aluno é passageiro, mas filho é eterno… E muitas vezes ainda é uma criança. E quando ele for um adolescente? Aí sim… É que os problemas aparecem. Infelizmente, essa é a realidade!
Cada família tem seus valores e hábitos diferentes uns dos outros. Isso é normal e sadio. Ainda bem que existe a diversidade!
Mas, dentro da sua casa, os pais é que ditam as regras e os limites.
São eles que definem e escolhem tudo na vida da criança. Mas, não se esqueça do DIÁLOGO.
Por exemplo: “Todos os meus colegas dormem tarde… Só eu que não posso! Por quê?” Por que não sou mãe do seu colega…. Seria uma resposta, mas não iria convencê-lo!
“Gaste seu tempo” questionando e avaliando essa decisão… Seu colega chega atrasado à aula? Seu colega tem boas notas? Seu colega está disposto durante as aulas ou fica dormindo e cochilando? Analise os prós e contras de dormir tarde e entre em um acordo com seu filho.
“Olha, durante a semana que você tem aula e precisa acordar cedo, dormirá cedo também, mas, sexta e sábado libero para você dormir a hora que quiser…” Com esta atitude você estará ensinando seu filho a ser uma pessoa crítica e responsável!
Afinal, criar é fácil… Mas, educar leva tempo… É mais trabalhoso!
A atitude de “diálogo” é mais trabalhosa, mas evita stress, castigos, birras, etc.
Os pais tem a função de educar: dizer não, educar com limites e principalmente com diálogo. Assim, as escolas teriam a única função de executar sua função que é estimular a aprendizagem e adquirir conhecimento.
Para educar e fortalecer a autoestima e a personalidade, os pais precisam falar com frequência as seguintes frases para o seu filho:
- Eu amo você
- Estou orgulhosa de você
- Eu te desculpo
- Estou te ouvindo (e olhe para os olhos do seu filho)
- Isso é sua responsabilidade
- Errou? Tenta de novo até conseguir!
- Te aceito do jeito que você é!
- Você consegue… Vai!
- Eu tenho muito orgulho de você!
- Obrigada!
- Adoro sua companhia
- Falhar faz parte, aprenda com os erros!
- Adorei o que você fez!
- Não!
E aí…
Que tipo de “exemplo” tem dado para seu filho ultimamente?
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação Básica