Blog
O PPP é o resumo do regimento. Todas as vezes que o Coordenador Pedagógico recebe um professor em sua escola, precisa entregar-lhe o PPP para que conheça a filosofia e missão da escola que está trabalhando. É o Coordenador Pedagógico que articula e confecciona o PPP da escola. Veja as etapas: Folha de rosto […]
O Coordenador Pedagógico é a alma da escola. São eles que articulam todo o processo Ensino / Aprendizagem, organizam eventos, articulam ações pedagógicas, além de ser o elo entre professores e família. O Coordenador Pedagógico, juntamente a direção, constrói a identidade da escola. Sua Missão e filosofia devem ser compartilhadas com toda a equipe de […]
Este é um período muito difícil para alunos e principalmente, aos professores. Os professores devem ser extremamente organizados, para conseguir arquivar a entrega de tantas atividades encaminhadas pelo Classroom, e-mail ou até WhatsApp. Mas, como fazer isso? No vídeo abaixo explico como fazer uma planilha no Excel e organizar todo o material recebido […]
É fundamental que o gestor tenha consciência de que todo o funcionamento da escola depende da organização adequada dos horários, que impactam o dia a dia dos alunos, professores e da gestão escolar como um todo. Entre os benefícios de um horário de qualidade, estão: Uma Escola organizada desde o primeiro dia de aula; Redução […]
Todo o início de ano, os professores de Língua Portuguesa ficam apavorados com o nível dos seus alunos… Como eles escrevem mal… O que fazer? Aqui apresento uma atividade que REALMENTE funciona. É um trabalho semanal de uma determinada dificuldade ortográfica e sua culminância é com o “Bingo ortográfico.” Os alunos amam e aprendem […]
No passado, era um momento de falar e reclamar dos alunos. Participava do Conselho o Coordenador Pedagógico e o Professor. Hoje mudou, participam: diretor, coordenador, professores, pais e alunos. Para quê? Avaliar o desempenho escolar do aluno. Avaliar o relacionamento do estudante e dos professores. Identificar as dificuldades de aprendizagem e estratégias utilizadas. Analisar […]
O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática. Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, […]
O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes. No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno […]
Analisando os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, compreende-se outra maneira de ver a aquisição do código escrito que é realizado pelas crianças. “A leitura e a escrita não dependem exclusivamente da habilidade que o alfabetizando apresenta de ‘somar pedaços de escrita’, e sim, antes disso, de compreender como […]
O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil. Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver […]