Blog
Como fazer a Intervenção Pedagógica?
- 26 de abril de 2022
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Coordenador Pedagógico Diretor Professores
A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA compõe as ações de Fortalecimento das Aprendizagens.
Explicando a Intervenção Pedagógica em detalhes:
https://www.youtube.com/watch?v=dmfYR28T5EY&ab_channel=DiaaDianaEscola
OBJETIVOS:
– Reconhecer a importância da Intervenção como processo pedagógico sistemático de aprofundamento das aprendizagens dos estudantes.
– Compreender a estrutura de uma habilidade, identificando as melhores estratégias para o seu desenvolvimento pelo estudante.
-Vivenciar uma proposta de intervenção alinhada ao desenvolvimento de uma habilidade não consolidada pelos estudantes.
COMO PLANEJAR UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
ESTRATÉGIAS:
- Aplicação da Avaliação Diagnóstica interna e externa;
- Atividades de intervenção pedagógica de acordo com o resultado da avaliação diagnóstica de forma contínua e para toda turma;
- Atividades avaliativas para verificar o rendimento dos estudantes depois de realizar as atividades de Intervenção Pedagógica;
- Retomada das habilidades não consolidadas na Intervenção Pedagógica contínua. Análise dos estudantes com maior dificuldade para criar formas diversificadas para desenvolver habilidades e competências.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA:
A organização do trabalho é composta por três (3) níveis de abordagem:
1º Nível: (Etapa Coletiva): participam todos os estudantes, ou seja, as atividades propostas devem ser desenvolvidas por toda turma, tendo claro a habilidade que precisa ser desenvolvida pelo estudante.
2º Nível: (Etapa em Grupo): participam todos os estudantes organizados em grupos, considerando a realização de atividades com diferentes objetivos.
3º Nível: (Etapa Individual): participam os estudantes que necessitam de uma mediação mais individualizada do professor, em um processo contínuo, sistemático de observação e monitoramento
PASSO A PASSO PARA PLANEJAR A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA:
1º Passo: Compreender a estrutura de uma habilidade e como esse entendimento pode contribuir para a proposição de intervenções pedagógicas mais eficazes.
2º Passo: As atividades selecionadas para intervenção pedagógica apresentam as seguintes características:
❏São atividades que geram/desenvolvem alguma aprendizagem.
❏São reflexivas: o estudante aprende pela reflexão, mesmo que não chegue na “ resposta certa ”.
❏Contam com a metacognição (reflexão) do estudante, fomentando sua autonomia e auto avaliação, auxiliando-o no processo de aprender a aprender.
❏São comumente confundidas com atividades “lúdicas” , mas têm como objetivo engajar os estudantes e permitir a aplicação do que foi aprendido na realidade.
3º Passo: Após a realização das atividades de intervenção, verificar se os estudantes atingiram os resultados desejados.
Uma das formas de percepção da progressão da aprendizagem pode ser por meio de verbos, presentes na escrita das habilidades, expressando a capacidade nos níveis cognitivo, afetivo e motor, conforme a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, uma estrutura em níveis de complexidade crescente. Observe abaixo os níveis do domínio cognitivo e reflita sobre a habilidade que será trabalhada, compreenda em qual nível cognitivo a habilidade se encontra, com base no quadro citado abaixo.
Mão na massa: Agora é só montar o seu plano de intervenção pedagógica!
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | |
Área do conhecimento | |
Componente curricular | |
Habilidade selecionada do CRMG e ou CBC | |
Atividades:
. Proponha as atividades de intervenção pedagógica a partir da análise da habilidade.
|
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação