Blog
Educação dos filhos e estilos de Pais
- 18 de maio de 2018
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Escola de Pais
Você já parou pra pensar que tipo de pai ou mãe você é?
A maioria dos pais não tem conhecimento de que há diferentes estilos parentais, simplesmente educam sempre buscando fazer o melhor que podem com base no que aprenderam por experiência própria, com seus próprios pais e levando em conta as suas ideias, princípios e valores.
De acordo com algumas teorias da Psicologia, podemos descrever quatro tipos de perfis de pais: autoritários, permissivos, negligentes e democráticos. Embora a maiorias dos pais não tenha conhecimento sobre esses perfis, intuitivamente adotam um deles na forma de educar.
No estilo autoritário, os pais são extremamente rígidos, controladores, raramente ouvem a opinião dos filhos. Exercem uma supervisão muito forte e constante e não permitem que os filhos se expressem e façam suas próprias escolhas. São punitivos e ameaçadores. Filhos de pais autoritários geralmente tornam-se inseguros, medrosos e desenvolvem uma baixa autoestima, além de terem dificuldade conquistar a independência e autonomia nas fases posteriores do desenvolvimento.
No estilo permissivo, os pais são extremamente afetivos, não conseguem dizer não ao filho ou precisam repetir uma ordem várias vezes até que ele obedeça. Os pais permissivos raramente desaprovam algum comportamento do filho, não conseguem estabelecer regras e se deixam ser comandados pelos desejos dos filhos, sempre cedendo aos seus caprichos. Filhos de pais permissivos normalmente se tornam “mimados” e têm tudo o que querem, pelo fato dos pais permitirem tudo, podendo ainda se tornar rebeldes e incontroláveis quando os pais não cedem às suas vontades. São os chamados “Pequenos Tiranos”.
No estilo negligente, os pais não possuem envolvimento afetivo com os filhos e também não demonstram interesse pela vida da criança de um modo geral. Esses pais não possuem o compromisso necessário com as tarefas, rotina e até mesmo com a saúde de seus filhos e normalmente a supervisão está totalmente ausente. Filhos de pais negligentes se sentem abandonados, normalmente são inseguros e carentes emocionalmente, além de desenvolverem também uma visão negativa de si e baixa autoestima.
No estilo democrático, os pais conseguem exercer autoridade positiva, são afetivos, e através do diálogo, respeito e firmeza ajudam a criança a reconhecer e expressar suas emoções de forma positiva estimulam a independência e a autonomia e propiciam que a criança desenvolva a capacidade de fazer escolhas e assumir a responsabilidade pelos seus erros. Filhos de pais democráticos, geralmente são capazes de expressar suas emoções de forma saudável, são sociáveis, além de possuírem uma boa autoestima e se tornarem independentes mais cedo.
Agora que você já sabe um pouquinho sobre o assunto, que tal refletir? Será que o estilo adotado por você, mesmo que intuitivamente vai ajudar seu filho a se desenvolver de forma emocionalmente saudável?
Lembre-se que nunca é tarde para rever suas atitudes e comportamentos e que você foi o melhor que pode até hoje, mas de agora em diante poderá ser quem deseja ser!!!
Grande abraço e até a próxima!
Ana Paula é Psicóloga e Coach de pais e filhos