Blog
Escolha Profissional
- 8 de junho de 2018
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Alunos Escola de Pais Professores
Escolha Profissional
Muitas pessoas acreditam que a escolha profissional se inicia quando o adolescente entra no ensino médio. Ele entra em contato com o mundo dos adultos e começa a pensar sobre ENEM, vestibular e trabalho.
A verdade é que “a vida é feita de escolhas” e essa antiga e conhecida frase nos diz que desde muito cedo fazemos escolhas sem perceber.
Os pais, professores, cuidadores e todos os responsáveis pela criança devem estimulá-las a desenvolver essas habilidades que são tão importantes para sua vida. Por exemplo, se quer ouvir música ou assistir a um desenho, se quer colocar a roupa vermelha ou a azul, se quer comer banana ou laranja. No início as possibilidades oferecidas às crianças devem ser mais fechadas para que elas não se percam. À medida que a criança vai crescendo será capaz de avaliar várias possibilidades e variáveis de uma escolha e suas consequências, possibilitando o exercício da autonomia e responsabilidade.
Porém, o que vemos comumente, são jovens que chegam ao ensino médio totalmente perdidos e sem saber o que fazer, qual curso escolher, qual faculdade será melhor. Nesse caso, existem várias possibilidades de auxiliar o aluno nesse processo de escolha. A própria escola poderá oferecer oportunidades para trazer o tema à discussão: rodas de conversa, feira de profissões, palestras com profissionais de várias áreas, debates em sala de aula e até mesmo orientação aos pais. Existem também vários profissionais como Psicólogos e Coaches que podem ajudar no processo de escolha profissional. Esse tipo de trabalho chama-se “Orientação Vocacional, Orientação Profissional ou Coach Vocacional” dependendo da formação do Orientador.
Ficou Interessado no assunto? Entre em contato ou envie perguntas.
Um abraço e até a próxima!
Ana Paula é Psicóloga e Coach de pais e filhos.
(35) 99142-2433