Blog
Fonoaudiologia na escola
- 1 de junho de 2018
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Diretor Escola de Pais Pais Professores
Fonoaudiologia na escola
O fonoaudiólogo, dentro da escola, tem como objetivo fazer a triagem dos alunos, avaliando todo o seu desenvolvimento de linguagem, fala, leitura e escrita. Além de orientar a equipe pedagógica em relação aos alunos que apresentam maior necessidade de atenção especializada.
Todos os alunos são triados e os que apresentam algum tipo de dificuldades na leitura, escrita e fala são encaminhados para tratamento fora da escola, uma vez que não podemos realizar terapia no âmbito escolar.
Os alunos que apresentam fala infantilizada, o primeiro passo é informar a família quando a maneira correta de se comunicar com a criança e na grande maioria é o suficiente para que a “dificuldade” seja sanada. Caso isso não ocorra após as devidas orientações, o profissional encaminha esse alino para tratamento.
Os professores, são orientados quanto encaminhar ao fonoaudiólogo os alunos. Sendo na maioria dos casos alunos que apresentam trocas fonoaudiológicas, ou seja de natureza surda e sonora (trocas de /p/, /b/,/t/,/d/,/f/,/v/, /k/, /g/).
Após a triagem, esses alunos são encaminhados para uma avaliação auditiva, apara se certificar que essas trocas não estão relacionadas algum tipo de dificuldade auditiva. Caso houver problemas dessa natureza, o médico faz as primeiras intervenções e depois o fonoaudiólogo vai trabalhar com a discriminação auditiva dos fonemas comprometidos.
Atualmente, em Itajubá, somente uma escola apresenta o fonoaudiólogo em seu corpo docente. Sendo que em cidades maiores, esse profissional é mais presente.
Fga. Ana Daniela Barbosa
Fonoaudióloga CRFa. 2436 – MG
Especialista em Motricidade Orofacial CFFa. 2277/03
Pós – Graduada em Psicopedagogia Institucional
Membro da Therapy Taping Association
Contatos: [email protected]
Tel.: (35) 3622 2747 / 3621 3462