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Funções do Diretor de Ensino
- 17 de maio de 2021
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Diretor
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Você sabe todas as funções do diretor de Ensino?
Abaixo, descrevo cada uma delas.
No vídeo, explico cada função sendo desempenhada no Ensino público e no Ensino Privado…
Sim! Há muita diferença!!!!
Compete ao diretor:
1- Administrar o patrimônio da Escola, que compreende as instalações físicas, os equipamentos e materiais:
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mantendo atualizado o inventário dos materiais e bens existentes na Escola;
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zelando pela adequada utilização e preservação dos bens móveis da Escola;
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relacionando o uso dos bens e materiais de consumo da Escola;
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tomando providências necessárias à manutenção, conservação e reforma do prédio, dos equipamentos e do mobiliário da Escola;
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definindo junto com o Colegiado os horários de funcionamento da Escola.
2- Coordenar a administração financeira e a contabilidade da Escola:
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Levantando as necessidades de recursos para atender à previsão de despesas rotineiras e eventuais da Escola;
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Elaborando o orçamento da escola, submetendo-o à aprovação do Colegiado;
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Providenciando o recebimento de verbas oficiais e orientando a captação de recursos em outras fontes;
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Aplicando em tempo hábil, os recursos obtidos, tendo em vista o atendimento às necessidades da Escola;
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Submetendo ao Colegiado da Escola a prestação de contas dos recursos aplicados.
3- Coordenar a administração de pessoal:
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Definindo com o Colegiado o quadro de pessoal da escola, observando os dispositivos legais pertinentes;
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Promovendo a avaliação de desempenho dos profissionais da Escola;
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Determinando medidas necessárias ao ingresso, à movimentação e ao processamento de benefícios, direitos e vantagens dos servidores da Escola;
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Definindo o quadro de distribuição de tarefas, assegurando o seu cumprimento;
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Fazendo cumprir o regime disciplinar previsto na legislação específica;
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Assegurando a atualização das fichas funcionais dos servidores da Escola;
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Definindo com os servidores da escola, seus períodos de férias.
4- Favorecer a gestão participativa da Escola:
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Convocando assembleia para a eleição dos membros do Colegiado;
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Organizando o Colegiado da Escola, esclarecendo-o sobre suas funções;
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Convocando as reuniões do Colegiado e presidindo-as, quando for o caso;
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Submetendo à apreciação do Colegiado, questões que devam ser decididas participativamente;
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Fazendo cumprir as decisões do Colegiado;
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Delegando competência quando se fizer necessário de acordo com os dispositivos legais.
5- Gerenciar ações de desenvolvimento dos recursos humanos da Escola:
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Participando do levantamento da necessidade de capacitação do pessoal da Escola;
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Providenciando ações de capacitação dos profissionais da Escola, tendo em vista as necessidades identificadas;
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Articulando com instituições e/ou pessoas, visando a sua participação nas atividades de capacitação do pessoal da Escola;
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Encaminhando demanda de cursos aos órgãos competentes quando necessário.
6- Orientar o funcionamento da secretaria da Escola:
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Estabelecendo a rotina de funcionamento da secretaria, garantindo a regularidade das atividades e informações;
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Orientando a secretaria da Escola sobre normas e procedimentos referentes à escrituração escolar e à situação funcional dos servidores;
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Organizando arquivo de legislação referente à educação;
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Supervisionando a análise de processo de regularização de vida escolar.
7- Participar do atendimento escolar no município:
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Colaborando na realização do cadastro escolar;
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Propondo a expansão de níveis e modalidades do ensino, com base nas necessidades da comunidade;
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Promovendo a regularização do fluxo escolar, tomando medidas que visem à redução da evasão e da repetência.
8- Representar a escola junto aos demais órgãos ou agências sociais do município.
9- Coordenar a elaboração, implantação do Plano de Ação e avaliação da Proposta Pedagógica:
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Articulando a comunidade na elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação da Proposta Pedagógica;
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Promovendo estudos e debates para subsidiar a elaboração da Proposta Pedagógica, identificando as características da clientela, definindo a missão da escola e sugerindo as ações a serem desenvolvidas;
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Coordenando a elaboração do Plano de Ação e Proposta Pedagógica, viabilizando a participação de todos, conforme a dinâmica do planejamento estabelecida;
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Submetendo o Plano de Ação e a Proposta Pedagógica à aprovação do Colegiado e promovendo a divulgação dos mesmos;
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Discutindo com a comunidade escolar a operacionalização do Plano de Ação da Escola e Proposta Pedagógica, definindo as responsabilidades de cada segmento e a dinâmica a ser utilizada;
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Promovendo a integração dos diversos setores da Escola, visando assegurar a unidade necessária à efetivação do Plano de Ação e da Proposta Pedagógica;
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Acionando medidas destinadas a garantir condições administrativas, financeiras e pedagógicas necessárias à implantação e implementação das ações previstas no Plano de Ação e Proposta Pedagógica;
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Propondo o replanejamento do Plano de Ação e da Proposta Pedagógica, com base nos resultados da avaliação.
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação
Author:Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação, Professora, Coordenadora Pedagógica, escritora de peças de teatro infantil e Diretora de Ensino.
Com três filhos lindos!!!! :)
Muito amor pela vida e feliz!!!!!!