Blog
Meu aluno do 5º ano não faz letra cursiva. O que fazer????
- 18 de julho de 2021
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Coordenador Pedagógico Professores
No vídeo abaixo, verá em detalhes tudo o que foi postado aqui:
No início do ano, o professor faz uma Avaliação Diagnóstica para conhecer o nível de aprendizagem dos seus alunos e percebe que seu aluno do 5º ano faz a letra bastão nesta série.
O que fazer?
- Verificar se é somente um (1) aluno ou a turma inteira.
- Se for apenas um aluno:
- Chamar os responsáveis e conhecer o histórico escolar desse aluno.
Verifique seu rendimento escolar ao longo das séries anteriores.
- Verificar se tem algum laudo de deficiência em sua pasta.
- Se for o caso, encaminhar para os seguintes especialistas: neuropediatra, psicopedagogo ou fonoaudióloga.
- Realizar um trabalho diferenciado com esse aluno, atendendo suas necessidades.
- Solicitar um Professor de Apoio para ajudá-lo.
Se o problema for da sala inteira, significa que os professores das séries anteriores NÃO REALIZARAM o trabalho de maneira eficiente.
Não adianta reclamar, você precisará trabalhar o conteúdo do 5º ano + Conteúdo das séries anteriores.
O problema não é só a letra bastão… Aliás, isso é o de menos…
O grande problema, é que se o aluno chegou nesta série com letra bastão, significa que também:
- Não sabe construir um texto;
- Não tem hábito de leitura;
- Não sabe empregar a letra maiúscula e minúscula;
- Não tem noção das regras ortográficas;
- Com certeza, não terá atenção e foco.
Enfim, terá muito trabalho!
O que fazer para amenizar essa situação?
1- CADERNO DE CALIGRAFIA:
- Ensinar o traçado correto da letra cursiva.
- Trabalhar as dificuldades ortográficas neste caderno.
- Fazer um treino ortográfico com significado.
- Uma dificuldade ortográfica por semana.
- Escrever pequenas fábulas no caderno de caligrafia.
2- LEITURA:
- Estimular o gosto pela leitura, visitando semanalmente à biblioteca da escola.
- Ler todos os dias 15 minutos do final da aula, uma parte da história.
- Semanalmente o aluno conta à história que está lendo para os colegas.
3- PRODUÇÃO DE TEXTO:
- Os alunos devem fazer no mínimo uma produção de texto por semana.
- Corrigir o texto. O aluno deve reescrevê-la no caderno.
- Corrigir um texto do aluno coletivamente.
- Apresentar uma história pela metade e os alunos devem inventar um final.
Gostou das dicas?
Então comente aí!
Assista também aos vídeos abaixo. Irá complementar o que foi dito aí!
Como jogar o Bingo Ortográfico e ajudar alunos a escrever corretamente:
https://www.youtube.com/watch?v=7jZgdqljrnQ&t=32s
Listagem das dificuldades ortográficas de natureza auditiva e visual:
https://www.diaadianaescola.com.br/jogo-bingo-ortografico/
O que se aprende no 3º ano? Como os pais podem ajudar?
https://www.youtube.com/watch?v=-NLbygjXmY8&t=3s
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista em Educação