Blog
O QUE É MELHOR: ADOTAR LIVROS OU APOSTILA?
- 11 de junho de 2019
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Alunos Diretor Escola de Pais Professores
Vários gestores ficam na dúvida de qual material didático utilizar… Realmente, deve dar importância, pois a escolha do material influencia diretamente no sucesso de sua escola.
Alguns anos atrás, os livros eram passados de irmão para irmão. Durante décadas eram usados os mesmos livros didáticos.
Com o avanço tecnológico, tudo mudou. O “conteúdo” se atualiza diariamente. O material didático precisa ser substituído e atualizado no máximo a cada 3 anos. Não é fácil acompanhar tantos avanços.
Assim, os gestores têm três opções: adotar apostilas de algum sistema de ensino, adotar livros didáticos ou criar seu próprio material.
Vamos analisar cada opção:
– LIVROS DIDÁTICOS:
- Devem ser substituídos a cada três anos; Ficam desatualizados.
- Professores escolhem os livros, mas não conseguem encontrar “todo o conteúdo” em um único livro. Escolhe o que considera mais completo e pesquisa o restante do conteúdo em outros livros.
- Os livros atuais não apresentam o passo a passo do conteúdo e a graduação das dificuldades. O professor tem o trabalho de organizar a graduação de dificuldades, pesquisando em livros antigos.
- Os livros didáticos não apresentam uma série de exercícios de fixação, dificultando a consolidação da aprendizagem.
- Os livros didáticos não são interdisciplinares, dificultando o trabalho através de projetos e parcerias.
– A INSTITUIÇÃO CRIA SEU PRÓPRIO MATERIAL DIDÁTICO:
- É preciso ter uma equipe pedagógica competente, estudiosa, atualizada para que possam elaborar seu próprio material.
- A equipe de criação do material, precisa acompanhar a sua aplicação e atualizá-lo sempre que necessário.
- É preciso criar sua logomarca e tomar cuidado com plágios para evitar futuros problemas.
- Ficar atento com a satisfação dos pais. Se não aprovarem o material, a escola perderá clientes e surgirão outros problemas.
– SISTEMA DE ENSINO – APOSTILAS:
- Material é atualizado diariamente.
- O aluno recebe o conteúdo fragmentado em 4 apostilas, uma por bimestre, evitando que o aluno carregue muito peso, machucando sua coluna.
- Os Sistemas de ensino proporcionam anualmente, cursos de atualização aos professores e troca de experiências diretamente com o autor.
- As apostilas são interdisciplinares, tornando o assunto mais interessante e facilitando o trabalho das disciplinas.
- Proporciona Congressos anuais para atualização dos gestores, orientando-os as técnicas de Marketing e captação de novos clientes.
- Ponto negativo: não colocam seu material em escolas que estão iniciando. Somente em escolas consolidadas em sua cidade e que inspiram confiança.
ALGUNS SISTEMAS DE ENSINO:
O sistema de ensino a ser implantado em sua escola faz toda diferença. Funcionando em formato de franquia, os sistemas de ensino do Brasil são avaliados de forma positiva por estabelecimentos, pais e alunos.
O sistema de ensino escolhido e aplicado em sua escola representa uma boa parte do sucesso de seu empreendimento, por isso, a escolha deve ser acertada.
- Sistema Objetivo: fundado em 1965 e que teve entre seus idealizadores o médico Dráuzio Varela (o sistema começou como um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo). Detentor de muitos prêmios de reconhecimento, como o Prêmio Top Educação, que reconhece as 21 marcas mais lembradas do segmento.
- Sistema de ensino COC: que está no mercado há mais de 50 anos é pioneiro em tecnologia dentro e fora da sala de aula e atende as demandas desde a educação infantil ao pré-vestibular.
- Sistema de ensino Positivo: também é uma das opções, existe há mais de 40 anos e sua história passa pela fase de mudanças que o mundo enfrentava nos anos 70.
- Sistema Anglo: outro nome forte no meio educacional e que também mantém uma estrutura sólida e uma coleção de sucessos, tendo formado milhares de alunos ao longo dos últimos anos.
- O Etapa: é um sistema conhecido pelos resultados positivos em projetos de parceria com as escolas que aderiram ao seu método educacional e pelo suporte diferenciado aos empresários e profissionais do setor.
Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação