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Passos para acabar com a inadimplência na sua escola
- 9 de setembro de 2019
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Diretor Escola de Pais Pais
Um dos principais desafios da instituição é lidar com a inadimplência escolar, Isso porque, sem recursos, uma escola não consegue cumprir com a sua principal missão: “oferecer ensino de qualidade para os seus alunos”.
A inadimplência escolar gira em torno de 3% a 9%. O problema sempre aumenta no 2º semestre.
As principais consequências da inadimplência são:
– Fecham o estabelecimento de ensino.
– Prejudica profundamente o planejamento e o fluxo de caixa da escola.
– Prejudica o relacionamento dos pais / responsáveis. Eles evitam ir à escola e atender ao telefone.
– Atrapalha a aprendizagem da criança.
Por que acontece a inadimplência escolar
- Falta do controle financeiro da família;
- Na primeira dificuldade financeira, os pais param de pagar a escola, por que:
- Os filhos continuam recebendo o material;
- Os filhos não podem ser proibidos de frequentar a escola;
- Se os pais se sentirem constrangidos, podem reclamar no PROCON;
- A única providência que a escola pode tomar: não renovar a matrícula do aluno! Mas, deve conter uma cláusula no contrato da matrícula.
- A escola deve conhecer os alunos e seus familiares:
- Separe os alunos por grupos de tipo de inadimplência,
- Valor da dívida;
- Renda familiar;
- Perfil de pagamento que poderá auxiliar na criação de negociações.
Como prevenir e diminuir a taxa de inadimplência na sua ESCOLA?
- Falhas na gestão escolar — como falta de políticas de cobrança bem estabelecidas e gestão financeira ineficiente.
Terceirizar a cobrança: ter um setor ou empresa específica, responsável apenas pelas questões financeiras da sua organização.
Características dessa pessoa: Firme – compreensiva – paciente.
Precaver oferecendo condições que não prejudiquem a escola, ao mesmo tempo em que não levem à desistência por parte da família.
- O boleto bancário é um método de pagamento com o qual todos já estão familiarizados em suas rotinas. Além de ser simples, pode ser pago por aplicativo de celular, evitando o deslocamento até o banco e perda de tempo em filas. O boleto bancário pode ser entregue via correio e ou enviado por e-mail.
- Utilize
diversos canais de comunicação:
- Há pais e responsáveis que acessam o portal do aluno com periodicidade,
- Enquanto alguns checam seu e-mail diariamente.
- Outros ainda preferem receber as suas cobranças de forma tradicional, pelo correio.
- E alguns, respondem de maneira eficaz a lembretes por meio do celular. Lembrar os responsáveis do vencimento da mensalidade do estudante é uma estratégia eficaz para diminuição da inadimplência escolar na sua instituição. Isso garante que eles receberão as suas notificações, evitando atrasos e não pagamento das mensalidades.
4- Defina regras para pagamento: definição de regras claras de pagamento da mensalidade no ato da matrícula.
Ø Ao estabelecer o contrato com os pais e responsáveis pelos seus alunos, é importante deixar claro o valor e as formas de pagamento que a sua instituição de ensino aceita.
Ø Explicitar quais são os prazos de vencimento estabelecidos
Ø As punições e multas no caso de atrasos ou não pagamentos.
Ø Assim, você passa aos responsáveis todas as informações relevantes para que eles façam um planejamento financeiro familiar com antecedência.
5- Crie descontos de adimplência:
Ø Crie descontos progressivos ou benefícios na próxima matrícula para as pessoas que fizerem o pagamento da mensalidade em dia.
Ø Pagamento antecipado pode ganhar cupons para a participação de uma espécie de sorteio mensal, no qual você pode oferecer uniforme ou livros, por exemplo.
6- Premie os bons pagadores:
- Um plano com pontuações anuais: Um exemplo de ação é o acúmulo de determinada quantidade de pontos para cada mensalidade paga em dia. O prêmio pode ser um desconto na primeira mensalidade/matrícula do ano seguinte, por exemplo.
- Sistema de gestão (site): Criar ferramentas, permitindo que os pais e responsáveis gerassem boletos no portal do aluno — é possível até mesmo que eles façam isso com boletos atrasados, facilitando o pagamento em caso de esquecimento.
- Tenha um responsável para fazer as cobranças:
- Padronize a atividade. Crie métodos de cobrança de acordo com o perfil do aluno e o valor da dívida, assim como tempo de inadimplência.
- Busque também entender o porquê do atraso e quem é o principal responsável pelo pagamento da mensalidade, conversando diretamente com essa pessoa.
- Tome o cuidado para realizar a cobrança de maneira pessoal e nunca exponha os seus estudantes em sala de aula.
- Sistema de gestão financeira para fazer a cobrança automatizada, evitando que a relação pessoal prejudique o fluxo de caixa da sua instituição.
- Faça de tudo para ajudar o seu cliente e renegociar a dívida: aceite cartões de crédito, débito automático em conta, cheque ou boletos, e permuta por exemplo.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A INADIMPLÊNCIA ESCOLAR
Escola particular pode recusar matricula de aluno inadimplente?
Sim, instituições privadas de ensino podem se recusar a matricular alunos inadimplentes. Essa afirmação é comprovada no Art. Art. 5º da Lei 9.870/99 que versa sobre as anuidades escolares.
Art. 5º Os alunos já matriculados, salvo quando inadimplentes, terão direito à renovação das matrículas, observado o calendário escolar da instituição, o regimento da escola ou cláusula contratual.
Escolas particulares podem se recusar a aplicar provas ou reter documentos de alunos devedores?
Não. As escolas são proibidas de submeter o aluno ou os pais a qualquer tipo de constrangimento em virtude da falta de pagamentos. Veja o que diz o Art. 42º do Código de Defesa do Consumidor CDC Lei 8.078/90:
Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Já a Lei 9.870/99, que dispõe sobre o valor total das anuidades escolares em seu Art. 6º, estabelece que:
Art. 6º São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias.
Escolas privadas podem se negar a dar a transferência para alunos inadimplentes?
Não, escolas particulares não podem se negar a conceder quaisquer documentos necessários para a transferência do aluno para outras instituições de ensino. No entanto, a lei permite que se faça cobrança dos pagamentos em aberto, por meio de notificações, protestos ou ações judiciais.
O Art. 5º da 9.870/99 em seu parágrafo § 2o diz que os estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior deverão expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais
A inadimplência escolar compromete profundamente o funcionamento da sua instituição de ensino — podendo levar, inclusive, à falência. Com essas ações simples, você pode melhorar a sua gestão financeira e reduzir drasticamente a inadimplência na sua escola. Dessa forma, você garante a saúde financeira e sucesso da sua instituição de ensino.