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Quadro comparativo dos métodos sintéticos, analíticos, tradicional, construtivista
- 8 de maio de 2018
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Professores
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Alfabetização é muito mais que decodificação e codificação de códigos, a alfabetização é a relação entre aluno e seu conhecimento de mundo.
O processo de alfabetização se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso ela já possui contato com seu meio social, que lhe permite adquirir conhecimentos como a própria linguagem verbal, entre outros.
Enfim, alfabetização é aprender ler e escrever, para fazer parte do meio social.
Os métodos de alfabetização são:
Método tradicional que abrangem o sintético e analítico.
- Método rápido e antigo de alfabetização; uma correspondência entre o som e grafia, oral e escrita.
- Primeiro aprende as vogais, depois as sílabas até chegar às palavras e as frases, para daí por diante construir textos. O que importa é a montagem silábica, e não o conteúdo surge frases com poucos sentidos do tipo “O rato roeu a roupa do rei de Roma”.
- Ensino baseado na ortografia perfeita, ensinada através de regras gramaticais, confundindo ainda mais a aprendizagem do aluno, e deixando às vezes seus textos escritos de forma ortograficamente correta, porém sem sentido.
- A cartilha de método tradicional cria seus próprios ideais, que o aluno tem por obrigação segui-lo, aprendendo uma lição após a outra.
- É centrado no professor, que tem a função de “vigiar o aluno”.
- Professor ensina a matéria, passa os exercícios, e depois a corrige, seguindo com a matéria à frente, fazendo sempre a mesma coisa, tornando a aula mecanizada, dando a entender que o aluno só irá aprender através do conhecimento do professor.
- A aula deve acontecer apenas dentro da sala.
- O aluno aprende através de repetições de exercícios com exigência do uso da memória, levando o aluno a decorar e não aprender, e como consequência a escola forma alunos desinteressados, desmotivado pelos estudos.
- O ensino em lê letra por letra, ou sílaba por sílaba, e palavra por palavra, acarretando em pausas durante a leitura, motivando o cansaço e prejudicando o ritmo e a compreensão da leitura.
MÉTODO SINTÉTICO
Método sintético se divide em três tipos:
- Método alfabético ou soletrativo: é muito mais utilizado tendo como princípio que a leitura parta da decoração oral das letras do alfabeto. A principal crítica a este método está relacionada a repetição de exercícios.
- Método fônico: consiste no aprendizado através de associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras basearem-se no ensino do código alfabético, tem como crítica o método da soletração.
- Método silábico: a aprendizagem é feita através de uma leitura mecânica do texto, decifração das palavras. Nesse método as cartilhas são utilizadas para orientar os alunos e são usados fonemas e seus grafemas.
OBSERVAÇÕES:
- Aprendizagem ocorre por meio de letra por letra e sílaba por sílaba e palavra por palavra.
- O indivíduo é capaz de perceber os símbolos gráficos de uma forma geral.
- Dificuldades de compreender e criar textos, a leitura dura pouco.
MÉTODO ANALÍTICO
Método analítico se divide em três:
- Palavração: a palavra é apresentada ao aluno acompanhado da imagem, porém é dirigida aos detalhes da palavra como sílabas. Apalavra é composta e decomposta.
- Sentenciação: visualiza e memoriza as palavras para formar novas palavras.
- Contos e historietas:é um método como ideia fundamental, fazendo com que a criança entenda que ler é descobrir o que esta escrita. E também decompor pequenas histórias em partes cada vez menores.
OBSERVAÇÕES:
- Método que analisa o todo (palavra).
- Inicia-se com palavras frases ou contos.
- Faz com que as crianças compreendam o sentido de um texto.
- Não ensina a leitura através da silabação, estimulando a leitura e deixando o aluno a vontade.
- Habilidades dos alunos devem ser consideradas.
- Priorizar as habilidades de ouvir, falar e escrever.
MÉTODO CONSTRUTIVISTA
Tendem a conter o ensino mais claro e objetivo, pois trata o aluno como um ser pensante.
- O método construtivista baseia-se nas pesquisas de Jean Piaget e na Teoria de Emília Ferreiro, sobre a construção do conhecimento, afirmando que este é o resultado da construção do próprio indivíduo.
- Forma alunos pensantes e agi por si próprio.
- Este método não se preocupa com a perfeição da ortografia, não se prende a escrita, e sim, com a interação no seu aprendizado, sendo um aluno participativo e critico.
- A aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar, a criança antes de entrar na escola já possui alguns conhecimentos como, por exemplo, a linguagem verbal.
- Do ponto de vista linguístico o construtivismo deixa claro que para se aprender algo tem que praticar. Ou seja, para aprender a ler tem que ler e a escrever tem que escrever, para isso não são necessários métodos, por exemplo, para aprendemos a falar não tivemos que seguir um método, para ler e escrever não deve ser diferente.
- O método incentiva a criança a expressar o que sente, e a escrever e falar o que pensa, desperta a curiosidade e leva o aluno a buscar soluções para resolução de seus problemas, tornando-o um aluno critico e capaz de responder pelos seus atos.
Author:Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação, Professora, Coordenadora Pedagógica, escritora de peças de teatro infantil e Diretora de Ensino.
Com três filhos lindos!!!! :)
Muito amor pela vida e feliz!!!!!!