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Roteiro para elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP)
- 5 de abril de 2021
- Posted by: Ana Maria de Souza Rodrigues
- Category: Coordenador Pedagógico Diretor
O PPP é o resumo do regimento.
Todas as vezes que o Coordenador Pedagógico recebe um professor em sua escola, precisa entregar-lhe o PPP para que conheça a filosofia e missão da escola que está trabalhando.
É o Coordenador Pedagógico que articula e confecciona o PPP da escola.
Veja as etapas:
- Folha de rosto do PPP
- Sumário do PPP
O Sumário constitui-se na distribuição das partes do trabalho, indicando as subdivisões do documento e as páginas correspondentes à localização das partes do projeto.
A referência principal são os títulos, e se houver subtítulos.
Exemplo:
Capítulo I
Da diferença às diferenças nas pedagogias diferenciadas:
Itinerários …………………………………………………………………………………………………….17
- Atendimento diferenciado aos alunos com dificuldades de aprendizagem…..23
Se houver ilustrações, gráficos ou planilhas deverão ser feito um novo sumário, na folha seguinte, no qual serão feitas as devidas das páginas correspondentes. Ressalto que o sumário é a última parte a ser feita, uma vez que o trabalho deverá estar completo e todo paginado para elaboração definitiva do mesmo.
- Apresentação do PPP
- Deve expressar os resultados das reflexões, participação e conclusão coletiva de uma equipe comprometida com os resultados educacionais e que, ao buscar a identidade para sua escola, a particularize perante as demais.
- Possibilita transformar em realidade social o compromisso de fazer acontecer de fato “o direito de todos a uma educação de qualidade”.
- Introdução do PPP
Deverá explicitar de forma clara seu objetivo (discorrer sobre a identidade que busca). É importante incluir os dispositivos da LDB 9.394/96 que asseguram a todas as pessoas o direito à educação independente das condições biopsicossociais dos educandos.
É necessário fazer uma análise da função social da escola, na atual conjuntura política e econômica do país, para que a escola propicie a apropriação ativa dos conhecimentos científicos e tecnológicos construídos pela humanidade, desenvolvendo metodologias e formas de aprendizagem que estimulem a autonomia, a organização, a iniciativa, a flexibilidade, a criatividade, o uso adequado de diferentes formas de comunicação, o exercício de atividades em grupo, a determinação, a auto defensoria, a capacidade de planejamento, execução e avaliação em uma realidade que ainda apresenta grandes disparidades sociais e de oportunidades educacionais para com seus cidadãos.
A introdução deve explicitar que a atual conjuntura social e econômica surge em meio às mais significativas transformações de base material da sociedade, identificadas na revolução industrial cuja base científica é dada pela microeletrônica e cuja expressão tecnológica se traduz na automação de processos produtivos, marcando como afirma Saviani (1997, p.232) “a vida social em seu conjunto”.
- Dados de identificação da Escola
- Nome da Escola
- Endereço completo
- Telefone / e-mail
- Localização
- Superintendência a que pertence
- Data de criação da Escola
- Autorização de funcionamento
- Reconhecimento
- Turno de funcionamento
- Nível de ensino ofertado
- Missão da Escola
É muito importante expressar de forma clara a missão da escola, finalidades e funções na comunidade.
A definição da missão deve ser clara o bastante para responder à seguinte indagação: para que existe a escola?
- Histórico da Escola
Este espaço possibilita à equipe resgatar a trajetória da instituição escolar, destacando fatos históricos e experiências bem-sucedidas que construíram sua identidade e relevância no município.
- Diagnóstico da Escola e da Realidade Contextual
Esta fase de construção do Projeto permite à equipe fazer uma radiografia da realidade, dos contextos internos e externos da escola.
Constituem-se em um momento da interlocução com todos os atores envolvidos no processo educacional, tais como as famílias, educadores, alunos, voluntários e comunidade onde está inserida a escola. As informações podem ser obtidas por meio de entrevistas, aplicação de questionários, reuniões, entre outros meios que permitam à escola caracterizar suas forças e fraquezas e traçar o perfil de sua realidade.
O diagnóstico conduz a equipe e dirigentes a aperfeiçoar recursos, reduzindo as possibilidades de insucesso administrativo e pedagógico, assim como a buscar alternativas para o alcance de eficiência, eficácia e efetividade na educação que oferece.
Enfim, o diagnóstico será construído a partir de dados da realidade, baseando-se na história da escola, na prática pedagógica cotidiana, nas experiências de seus diferentes profissionais e serviços especializados, nas parcerias e articulações com as famílias, comunidade, instituições públicas e privadas da sociedade civil, na estrutura, organização e funcionamento, dinâmica curricular, práticas avaliativas, entre outros dados de relevância para a compreensão de escola como unidade educativa. É importante ainda diagnosticar as situações conflitantes e desafios, assim como as expectativas, anseios e conquistas e superações.
- Objetivos
Os objetivos desempenham relevante papel na construção do Projeto Político Pedagógico e ações a serem desenvolvidas na escola. São prioridades que direcionam o trabalho da escola, a partir de informações obtidas por meio de diagnósticos contextuais; por isso, os objetivos devem ser elaborados de forma coerente com a realidade identificada e caracterizada.
É oportuno acrescentar que os objetivos podem ser classificados em geral e específicos, dependendo do seu nível de abrangência.
Os objetivos gerais são amplos e contemplam um conjunto abrangente de habilidades, ações ou valores que constituem a finalidade. São considerados “gerais” porque dizem respeito a comportamentos que não se traduzem por ações específicas de assimilação imediata, demandando, portanto, maior tempo para seu alcance.
Os objetivos específicos são menos abrangentes e representam uma espécie de degrau para chegar aos gerais.
Recomenda-se que a redação dos objetivos seja iniciada com um verbo no infinitivo de modo que expresse a ação desejada.
- Princípios Norteadores
É o conjunto de princípios que dão identidade à escola e que tem caráter permanente, servindo como orientadores de todos os planejamentos e projetos desenvolvidos na escola.
- Epistemológicos: é o estudo crítico e reflexivo dos princípios, pressupostos, métodos, estrutura e evolução das ciências. Os princípios epistemológicos para a construção do PPP dão sustentação à organização e dinâmica curricular, orientando o processo metodológico de construção e veiculação de conhecimentos. Na identificação dos princípios epistemológicos norteadores de ações, a escola revelará como se dá a apropriação de conhecimentos pelo aluno, ou seja, como serão trabalhadas as questões voltadas para o ensino – aprendizagem.
- Didáticos – pedagógicos: Os princípios didáticos – pedagógicos estão estreitamente relacionados aos epistemológicos, pois as práticas e ações pedagógicas executadas no dia a dia da sala de aula refletem e consolidam os princípios epistemológicos (concepção metodológica) assumidos pela escola.
- Éticos: Para explicitar os princípios éticos, é imprescindível a criação de um ambiente favorável que estimule a vivência de valores éticos por todos que fazem parte da comunidade escolar como pais, professores, alunos, direção, entre outros. A relação aluno x professor na apropriação de conhecimentos deverá ser uma relação de ajuda e respeito.
- Estéticos: Os princípios estéticos deverão estar voltados para o desenvolvimento de ações que estimulem a criatividade, a curiosidade, a emoção e as diversas manifestações artísticas e culturais.
- Organização Escolar
- Organização Administrativa: formação, função na escola, atribuições e regime de trabalho.
- Organização Curricular: Especificar cada nível e modalidade de ensino, conforme as áreas de conhecimento.
- Recursos Humanos
Os recursos humanos são os diferentes profissionais ou grupos de profissionais responsáveis pelas ações da escola.
Neste item deve ficar claro qual o grau de formação, competência e as responsabilidades dos profissionais que atuam na escola e como a instituição / escola contribui para os que pretende.
- Recursos Materiais
- Avaliação
A avaliação será desenvolvida em duas dimensões: uma destinada a avaliar processo educacional de Ensino / Aprendizagem e a outra para avaliar a execução e resultados do PPP da Escola.
Á luz da fundamentação sobre a avaliação detalham-se os critérios de entrada na escola, de encaminhamento, conclusão, fases, etapas, terminalidade específica e certificação para o aluno.
O acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do PPP devem ser contínuo, capaz de realimentar o processo e voltado para o alcance dos objetivos propostos.
- Parcerias: Família e Comunidade
Deve-se descrever as ações que a escola desencadeia para a aproximação das famílias e comunidades de forma sistêmica e ativa no processo educacional.
- Bibliografia
Relacionar os livros, publicações, documentos, entre outros, que foram consultados para a elaboração do PPP.
- Anexos
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Ana Maria de Souza Rodrigues
Especialista da Educação